Para criar um arranjo de Violão, devemos conhecer algumas técnicas de ritmo, harmonia e melodia. Para trabalhar todas essas técnicas criamos um samba de partido-alto chamado: Cumbuca de Bamba.
A Harmonia
A primeira coisa a fazer é conhecer a harmonia básica da canção:
Parte A
G | E7 | Am | D7 | G | D7 |
G | E7 | Am | D7 | G | Dm | G7 |
Parte B
C | Cm | Bm | E7 | Am | D7 | G | Dm | G7 |
C | Cm | Bm | E7 | Am | D7 | G | D7 |
Como a canção é um samba instrumental com elementos de bossa-nova, é interessante que os acordes sejam mais ricos. Para isso podemos aplicar algumas técnicas de harmonia funcional, tais como: inclusão de notas à harmonia, substituição de acordes dominantes, reharmonização. Com tudo isso nossa harmonia ficaria assim:
Parte A
G7M | A7(#11) | Am7 | D7(9) | G7M | D7(9) G#7(#11) |
G7M | A7(#11) | Am7 | D7(9) | G7M | Dm7 | G7(13) |
Parte B
C7M | Cm7 | Bm7 | E7(b9) | Am7 | D7(9) | G7M | Dm7 | G7(13) |
C7M | Cm7 | Bm7 | E7(b9) | Am7 | D7(9) | G7M | D7(9) G#7(#11) |
O Ritmo
Agora que temos a harmonia que vamos usar na canção, vamos pensar a parte rítmica.
A primeira coisa é ouvir a canção, e com isso observaremos que temos 2 seções rítmicas. A primeira está em ritmo de Partido-alto, e a segunda em ritmo de Samba.
Na parte “A” o violão faz o ritmo do partido-alto, bem ao estilo de João Bosco.
Na parte “B” usamos o ritmo de samba, com alguma melodias tocadas juntos com os acordes.
O Solo
O Solo do Violão será tocado na parte “A” da canção, portanto antes de criar o solo temos que ter analisado os acordes dessa seção.
Basicamente criei o solo pensando por acorde e não por uma escala fixa. Para isso foi usado muitos arpejos de acordes, notas outside, modos gregos aplicados aos acordes.
O solo ficou assim:
Para criar um arranjo de samba com solo de violão, foram necessário diversos conhecimentos: estilos, músicos que são referência do instrumento, harmonia funcional, escalas, arpejos e modos gregos. Todo esse conjunto de conhecimentos devem ser usados juntos com bom senso e bom gosto.