Hoje vamos compor um chorinho em ritmo de samba-canção. O samba canção é um estilo musical que ficou muito conhecido por Magos da Composição como: Cartola e Lupicínio Rodrigues. O Samba-canção lembra muito o bolero e era conhecido em sua época como samba de dor de cotovelo. Por isso o samba-canção é recheado do mais humano de todos os sentimentos humanos, a tragédia.
Agora que já sabemos que, a tragédia, será um dos elementos mais importantes para nossa poção, devemos reunir todos os outros ingredientes.
Para a melodia escolher uma tonalidade menor seria fundamental para dar essa sensação. Como a melodia seria tocada pelo cavaquinho a tonalidade de Ré menor seria bem interessante.
Para a introdução da canção o violão toca a melodia da Parte B, usando a técnica do Chord Melody.
Agora precisamos pôr o tempero na poção, que é a harmonia.
Parte A
Dm | Dm/C | E7 | Gm6 | A7(#5) | Dm | A7(#5) |
Dm | D7 | Gm7 | G7 | E E7 | A7(#5) |
Dm | Dm/C | E7 | Gm6/Bb | A7(#5) | Dm | A7(#5) |
Dm | D7 | Gm7 | G7/B | E E7 | C#7 C7 |
Parte B
F7M | D7 | Bb | C7 |
F7M | D7 | Bb | C7 |
Fm | G# | G7 E7 | A7(#5) | A7 |
Final
Dm | Dm/C | E7 | Gm6/Bb | A7(#5) |
Dm | Bb7M(#11) | A7(#5) | Dm7(9/11) |
Como a harmonia seria tocada pelo Violão, optei pelo Violão de 7 cordas para poder ter as linhas de baixo bem definidas, e rechear com passagens pelas escalas dos acordes.
Para ligar o solo do cavaquinho ao solo de Violão, um ingrediente muito bom e hoje quase desconhecido, era o contraponto de Bach. O cavaquinho toca uma melodia, que será repetida no compasso seguinte pelo Violão. Isso dá a canção a sensação de dicotomia entre o masculino e o feminino, a sensação de uma discussão de casal.
Finalmente o solo do violão é tocado passeando pelos acordes e recheado de notas cromáticas sincopadas.
A canção volta ao tema principal e se encerra com o acorde: Dm7(9/11), o que nos dá a sensação de que toda a história não foi bem resolvida.