Curso de Guitarra Completo Aprenda Guitarra sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Guitarra Aprenda a tocar Blues na Guitarra.

Software de Efeitos parte 3.

Por Bruno Thomaz

Saudações Terráqueos!

Mais uma vez aqui escrevendo sobre as experiências que andei tendo com os softwares de efeito para guitarras! Em contraste com nossa última edição, dessa vez cai matando em cima de um “big hit” dessa categoria. Estou falando nada mais, nada menos do que ReValver! Que além de um nome legal pra caramba ainda faz coisas magníficas com nossa amiga “seis-cordada”!

Press Start!

Software > ReValver MKIII
Desenvolvedor >
https://www.peavey.com/products/revalver/






Sim povo! O software é desenvolvido pela Peavey e com isso logo de cara já senti que teria algo bom para brincar essa noite.

Abrindo o software, já damos de cara com uma interface bem mais simples e clara do que as fantasias e cores do Amplitube. Achei isso um ponto positivo pois temos a visão geral do seu “equipamento” na mesma tela (mas confesso que senti falta daqueles desenhinhos de pedal... risos...).
A configuração é basicamente a mesma dos outros, acerte o driver ASIO e alguma frescura na interface. Nada que mereça atenção.

Na barra principal, temos os controles de Vol In e Out (ambos com um nivelador automático) e a barra de Presets onde você seleciona qual o tipo de amplificador vai usar e depois uma variação do timbre.
Percebi que os presets são muito mais vinculados ao tipo de seqüência dos equipamentos do que à regulagem em si, ou seja, ao carregar um preset, praticamente os knobs vêm sempre na mesma posição. Ponto negativo dos grandes!





Para não acabar com a tradição, busco um preset bem clean para ver o que acontece. Além de praticamente boa parte dos amplificadores proprietários da Peavey encontramos alguns nomes como “ACM900” e “Fox” que me fizeram rir por alguns instantes (nomes sugestivos não?).

A primeira impressão foi muito boa... com boa resposta no timbre e variações, gostei muito do que estava ouvindo. Na minha opinião, as distorções são mais definidas e suaves em processamento do que nos outros programas que testei até agora.

Mas minha cabeça realmente explodiu quando ao entrar no menu “Tools” para adicionar um módulo, me deparei com praticamente um laboratório de eletrônica completo!! INACREDITÁVEL! Se você conhece eletrônica ou tem curiosidade em processamento de áudio, esse software é obrigatório! Podemos levantar gráficos e análises além de ser possível customizar partes internas do amplificador! Espantoso!

Depois de horas “brincando” com isso voltei ao que interessa... risos...

Som: É muito fácil tirar um bom timbre desse programa. Se você for um extremo conhecedor dos equipamentos, vai se divertir em alterar o tipo do screamer ou se não conhecer muito e quiser aprender, temos um bom lugar para começar. As distorções soam claras, desde as pesadas até um drive leve. As modulações cumprem seu papel porém não são o prato-principal do programa.

Ponto Negativo: Não temos um gravador/player de áudio! Realmente a Peavey ficou devendo isso... Os Presets também não fazem muita diferença já que os knobs de equalização e ganho vêm numa posição fixa fazendo com que muitas vezes você perca aquele “tempero” na regulagem.

Ponto Positivo: Aquelas customizações dos equipamentos e os dados de análise que podem ser levantados realmente são um diferencial no programa para técnicos e especialistas em áudio. Interessante mesmo. As distorções são boas e a interface gráfica mais simples facilita a vida na hora de fazer alterações ou adições no seu som. Legal mesmo!

Geral: Um programa de altíssimo nível para buscar aquele timbre e fazer sua guitarra gritar! Esse merece ficar instalado direto!


Bruno Copedê Thomaz é engenheiro elétrico, técnico em eletrônica e acha que toca guitarra há 16 anos.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


 Aprenda com as nossas video aulas de forma didática e sem mágica!!!