Acrescentando a Sexta
Antes de acrescentarmos a sexta ao acorde, precisamos voltar a dividir os acordes em famílias, para que assim possamos respeitar a função de cada acorde.
São basicamente 3 famílias de acordes:
Maior, menor, dominante (7)
Para acordes maiores podemos acrescentar a sexta maior.
Para acordes menores podemos acrescentar a sexta maior aos acordes de
II, mas não podemos acrescentar a sexta maior ao acorde de III e VI grau.
Para acordes dominantes podemos acrescentar a sexta maior.
Vamos aplicar essa regras?
Vamos primeiramente montar a escala de Ré maior, as notas da escala de Ré maior seriam:
T 2 3 4 5 6 7M
Ré mi fá# sol lá si dó# ré
Se montarmos o campo harmônico de Ré maior teremos:
I IIm IIIm IV V7 VIm VIIm7(b5)
D Em F#m G A7 Bm C#m7(b5)
Acrescentando a sexta maior aos acordes do campo harmônico teremos:
I6 IIm6 IIIm(b6) IV6 V7(13) VIm(b6) VIIm7(b5)
D6 Em6 F#m(b6) G6 A7(13) Bm(b6) C#m7(b5)
Para os nossos exercícios vamos usar o IIm, V7, I, IIIm e VIm do campo harmônico de D, os acordes seriam: Em, A7, D, F#m, Bm.
Vamos formar esses acordes?
Em6 = mi, sol, si, dó#
A7(13) = lá, dó#, mi, fá#, sol
D6 = ré, fá#, lá, si
F#m(b6) = fá# lá dó# ré - Observação: No IIIm a sexta é menor.
Bm(b6) = si, ré, fá#, sol - Observação: No VIm a sexta é menor.
Caso queira adquirir a apostila em PDF, com playback para acompanhamento e muito mais exercícios, basta clicar no link abaixo, é o preço de um cafezinho com Pão de Queijo.