Aula 4 - Músicas para cavaquinho
Nesta aula 4 da apostila vamos falar um pouco sobre a divisão rítmica e como utilizar o quadro de batidas, além de aprendermos algumas músicas para cavaquinho.
Neste módulo nós vamos trabalhar apenas com batidas básicas.
Pra tocarmos uma batida devemos ter em mente o conceito básico de divisão.A maioria dos sambas, está dividida em dois tempos iguais, ou seja contamos até dois e depois recomeçamos a contagem.Veja a figura abaixo:
Exercício 1 - Vamos fazer a contagem acima batendo o pé. Os quadrados brancos indicam o momento em que o pé bate no chão, e os quadrados cinzas quando o pé se levanta.
As setas indicam o sentido da batida. Seta para baixo, batida para baixo. Seta para cima, batida para cima. O “v” indica que devemos tocar somente a 4ª corda, e o “X” indica que devemos abafar o som da corda, desapertando-as.
Setas brancas ou cinzas significam que a batida deve ser feita com a corda abafada.
A mão direita segura a palheta entre os dedos do polegar e indicador, formando uma pinça, como na figura ao lado.
Exercício 2 - Agora vamos montar o acorde de D (ré maior), e tocar a figura abaixo:
Batida 1 -
Importante :Todos os acordes podem ser consultados no dicionário de acordes que está no fim do método.
Seqüência 1 – Esta seqüência tem os mesmos acordes da música : “Cada macaco no seu galho”.
D / Em A7 /
Os acordes de Em e A7 estão no mesmo compasso, portanto toque conforme a figura abaixo.
Seqüência 2 – Esta seqüência tem os mesmos acordes da música: “O mar serenou”, interpretada por Clara Nunes.
Batida 1 -
D / B7 / Em / Em / A7 / A7 / D / A7 /
Seqüência 3 – Esta seqüência tem os mesmos acordes da música: “Faixa amarela”, interpretada por Zeca Pagodinho.
Batida 2 -
D / B7 / Em / Em / A7 / A7 / D / A7/
A batida acima tem duração de 2 compassos, portanto para os acordes que tem duração de 1 compasso, como os dois primeiros, toque conforme abaixo.
Dicas do professor
1ª - A mão esquerda deve segurar o braço do cavaquinho entre o polegar e o indicador, bem na junta dos dois dedos.
2ª - Para se montar um acorde devemos sempre colocar o dedo 1 antes dos demais.
3ª - Para os acordes de: D e B7, a palma da mão esquerda se aproxima do braço do cavaco; Para os acordes de: Em e A7, a palma da mão se distancia.
4ª - As batidas aprendidas não são as batidas originais das músicas, mas batidas ótimas para iniciantes.
Abaixo o Video Dessa Matéria:
Para você continuar aprendendo a tocar assista as 13 aulas de cavaquinho iniciante pra você na ordem correta.
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Módulo iniciante 1 e 2:
Prática: Acordes maiores, acordes, menores, acordes dominantes, batida samba, batida pagode, batida com swing, notas no braço do cavaquinho, escala maior, escala menor, sequência básica maior, sequência básica menor, todas aulas com canções de exemplo,
Teórica: notas naturais e acidentes, formação de escala maior, formação de escala menor, intervalos musicais, formação de acordes, campo harmônico maior, campo harmônico menor, exercícios de divisão rítmica, exercícios de fixação.
Módulo Iniciante 3: ritmos e batidas
Pratica: Samba, Partido alto, Pagode, Axé, Afoxé, Swingueira, SambaRock, Samba enredo, Samba canção, 8 convenções rítmicas, todas aulas com canções de exemplo.
Módulo intermediário:
Prática – aplicação de Acordes dissonantes - Sequências harmônicas - Clichês harmônicos- Como utilizar a técnica de inclusão de notas em um acorde
-Como utilizar um acorde substituto - Batida de chorinho - Batida de axé - Batida de swing - Batida de afoxé - Batida de Samba Enredo
Teórica: Acordes dissonantes, inclusão de notas em um acorde, acorde substituto
Módulo Avançado: Solos de Cavaquinho
Prática – Técnica geral, ligados, tremôlo, trinado, harmônicos, Padrões de escala - Padrões melódicos - Arpejos, Cromatismo - Intervalos de terça - Frases para acordes maiores, menores e com sétima.